O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (14), a demissão de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras, substituindo-o por Magda Chambriard. Prates foi dispensado na presença do presidente, do ministro de Minas e energia, Alexandre Silveira e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. A decisão vem após Prates enfrentar uma crise financeira devido à retenção de R$ 43 bilhões em lucros extraordinários pelo Conselho de Administração, ao invés de distribuí-los aos acionistas.
A retenção dos lucros foi orientada pelo governo, resultando em uma divisão no Conselho sobre a distribuição dos dividendos. Prates não conseguiu superar a resistência interna, levando à sua demissão.
Magda Chambriard, é formada em engenharia química pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Desde abril de 2021, atua como diretora da assessoria fiscal da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). A nova presidente tem 66 anos e foi diretora-geral da ANP de 2012 a 2016. Trabalhou por mais de 20 anos na Petrobras como funcionária de carreira. É consultora na área de óleo, gás e biocombustíveis e trabalhou na empresa.
Sua nomeação é vista como uma tentativa de estabilizar a companhia e retomar a confiança dos acionistas e do mercado.
Essa mudança na liderança da Petrobras ocorre em um momento crítico, com a empresa enfrentando desafios financeiros e estratégicos significativos. Lula espera que Chambriard traga uma nova visão e fortaleça a posição da Petrobras no setor energético global.