Lula disse que a Petrobras não é apenas para “pensar nos acionistas”. A declaração foi dada nesta segunda-feira (11), em entrevista ao SBT. A estatal viu o valor de suas ações despencarem após declarações recentes de Lula sobre a decisão de não distribuir os dividendos extraordinários –pagamento extra que as empresas fazem aos seus investidores.
“O que eu acho é que a Petrobras, que é uma empresa que o governo tem ascendência sobre ela, é importante ter em conta o seguinte: a Petrobras não é apenas uma empresa de pensar nos acionistas que investem nela. A Petrobras tem que pensar no investimento e pensar em 200 milhões de brasileiros que são donos dessa empresa, ou são sócios dessa empresa”, disse em entrevista ao SBT.
Na sexta-feira (8) a Petrobras perdeu R$ 56 bilhões em valor de mercado com a decisão do conselho da estatal, após na véspera, informar a retenção do pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas.
Trechos de sua fala veiculados ao longo da tarde desta segunda-feira (11), já haviam tratado de derrubar novamente mais um pouco as ações da empresa.
Entretanto, após péssima repercussão do mercado financeiro, a Petrobras pode voltar atrás na decisão de não distribuir os chamados dividendos extraordinários.