Lula a Trump: “Bolsonaro não é ninguém”; petista fala em plano da direita para matá-lo

Redação 011
2 Min
Lula a Trump: “Bolsonaro não é ninguém”; petista fala em plano da direita para matá-lo
foto: Ricardo Stuckert / PR

Durante reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26), em Kuala Lumpur, Lula afirmou que Jair Bolsonaro (PL) “não é ninguém” e que o ex-presidente teria sido julgado por supostamente planejar sua morte. “Com três reuniões que você fizer comigo, vai perceber que o Bolsonaro era nada, praticamente”, declarou o petista, segundo relato à imprensa. A fala foi apresentada como uma tentativa de desqualificar o líder da direita brasileira perante Trump. Lula ainda usou a expressão “rei morto, rei posto” para reforçar sua posição política.

O encontro bilateral teve como pauta principal as tarifas impostas ao Brasil como parte das medidas de pressão adotadas pelo governo Trump para provocar uma mudança política no país. Apesar disso, Lula teria introduzido o tema Bolsonaro, segundo integrantes do Governo Federal. Trump, que já demonstrou simpatia por Bolsonaro, afirmou antes da reunião que “sempre gostou dele” e que “ele passou por muita coisa”. Após ouvir as declarações do petista, o presidente americano teria acolhido o conteúdo, mas não respondido.

Lula também relatou ter apresentado a Trump detalhes sobre o julgamento de envolvidos no plano do suposto golpe de Estado de 2022, que incluiria o assassinato do petista, do vice Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes. “Eles têm um plano para matar a mim, para matar o meu vice-presidente, para matar Alexandre de Moraes”, afirmou. Segundo o líder da esquerda, os réus foram julgados com direito de defesa. Ele ainda declarou que as provas são baseadas em relatos dos próprios acusados, e que todos teriam recebido garantias legais para se defender.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.