O líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), quer levar ao Executivo a lista de parlamentares que assinaram o pedido de impeachment de Lula, para serem tomadas “providências” contra os deputados.
“Formou-se um consenso entre nós de que é incompatível o parlamentar ser da base do governo, ter relação com o governo e assinar pedido de impeachment”, disse o deputado, por meio das redes sociais.
Guimarães afirmou que o assunto foi discutido na reunião de líderes de partidos da base governista nesta terça (27). Ele não especificou o que seria feito com os deputados punidos, em tese, cargos nos estados estariam na mira, além da não recepção dos deputados na Esplanada.
“Há, entre os partidos mais à esquerda na Câmara, um desejo de dar uma resposta, mesmo que para a militância, aos traidores”. Disse o líder do Governo.
Representantes do governo avaliam não ter sentido retaliar os deputados, já que a maioria é da oposição. Já os que representam o “Centrão” dizem que não acreditam no avanço da represália.
Vale lembrar que essa ação poderia gerar uma reação negativa do Congresso e do seu presidente Arthur Lira e isso não interessa a Lula. É mais um ato de desespero após o sucesso do manifesto da direita na Paulista, realizado no último domingo.