A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara aprovou três requerimentos de convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Os pedidos foram apresentados pelo deputado federal Sanderson (PL-RS), que ressaltou a necessidade urgente de o ministro explicar uma série de temas que geraram grande repercussão.
O ministro de Lula deve abordar questões relacionadas ao aumento das queimadas no Brasil, além dos desdobramentos sobre as denúncias de assédio envolvendo o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e um possível aparelhamento político na Polícia Rodoviária Federal.
As queimadas, por exemplo, cresceram de maneira descontrolada nos últimos meses e são vistas com temor tanto pelos impactos ambientais quanto pelos prejuízos à agricultura e à pecuária. O Governo tem sido cobrado por ações mais eficazes, diante da inércia apresentada pela ministra Marina Silva, do Meio Ambiente.
A data em que o Ricardo Lewandowski deve comparecer na comissão ainda será definida pelos parlamentares. A expectativa, no entanto, é de que ocorra nas próximas semanas, dado o caráter urgente dos temas em questão.