A prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes (Avante), denunciou o deputado federal André Janones (Avante-MG) à Justiça com base na Lei Maria da Penha. A decisão resultou em medidas protetivas que impedem o parlamentar de manter contato com a denunciante e seus familiares, além de proibi-lo de se aproximar a menos de 300 metros. A denúncia se relaciona a um suposto episódio de violência doméstica ocorrido após o fim do relacionamento entre os dois, que durou de 2014 a 2018.
Segundo a prefeita, Janones teria ameaçado divulgar imagens íntimas com o intuito de prejudicar sua imagem pública e influenciar decisões na gestão municipal. Ela afirma que o deputado enviou o conteúdo a servidores ligados à sua administração, buscando comprometer sua autoridade como chefe do Executivo local. Leandra foi chefe de gabinete de Janones em 2020, antes de assumir a prefeitura. A denúncia tramita sob segredo de Justiça no Tribunal de Minas Gerais.
Apesar da gravidade das acusações, Janones ainda não se manifestou publicamente sobre o caso. A situação se soma a outras controvérsias envolvendo o deputado, que assinou acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR) por rachadinha, após admitir que desviou recursos de seu gabinete. O acordo, homologado pelo ministro Luiz Fux, do STF, livrou Janones de processo criminal mediante o pagamento de multa.