Metade dos brasileiros que conhecem Rosângela Lula da Silva, a Janja, desaprova sua participação no Governo Federal, segundo pesquisa PoderData divulgada nesta sexta-feira (21). O levantamento aponta que 50% dos entrevistados que afirmam conhecê-la bem ou de ouvir falar têm uma avaliação negativa, enquanto apenas 29% aprovam sua atuação ao lado de Lula (PT). Outros 21% não souberam opinar. A desaprovação cresceu três pontos percentuais nos últimos seis meses, dentro da margem de erro da pesquisa.
Além dos números de rejeição, a pesquisa indica um aumento no reconhecimento do nome da primeira-dama. Em setembro de 2022, 63% diziam conhecê-la de alguma forma, percentual que agora subiu para 83%. Destes, 37% afirmam conhecê-la bem, enquanto 46% a conhecem de ouvir falar. O levantamento foi realizado entre 15 e 17 de março, por telefone, com 2.500 eleitores e possui uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Janja é conhecida por sua participação ativa no Executivo e tem intensificado viagens internacionais custeadas pelo governo durante os últimos meses. Nesta semana, embarcou em sigilo para o Japão antes da chegada da comitiva oficial de Lula, sem divulgação de sua agenda ou objetivos da viagem. No mês anterior, viajou para Roma para participar de eventos ligados à ONU e teve um encontro com o Papa Francisco. Em março, deve representar o Brasil na Cúpula Nutrição para o Crescimento, em Paris, conforme decreto publicado no Diário Oficial.