A esposa de Lula da Silva (PT), conhecida como Janja, emocionou-se ao publicar um vídeo agradecendo pelo resgate do cavalo apelidado de “Caramelo”. O animal foi salvo na quinta-feira (9) por equipes do Corpo de Bombeiros em Canoas, Rio Grande do Sul. Inicialmente identificado como fêmea, um exame veterinário confirmou que se trata de um macho.
O resgate gerou controvérsias após Janja mencionar ter entrado em contato com o general Hertz para mobilizar o Exército no salvamento do animal. Críticos, como a vereadora Cris Lauer do Novo-PR, questionaram a atuação da primeira-dama, que desde o início da crise tem se ocupado de questões periféricas, chamando-a de “a mais inútil de todas as mulheres” e criticando o Governo Federal.
Enquanto Janja posava para as câmeras, os números revelavam a situação de “catástrofe” no estado sulista que, nos últimos dias, sofre com as enchentes. Quase 70 mil pessoas estão em abrigos e mais de 320.000 cidadãos estão na condição de desalojados, dentre os 10,8 milhões de habitantes que o estado do Rio Grande do Sul tem, segundo o censo de 2022 do IBGE.