A vereadora eleita em São Paulo Janaina Paschoal (PP-SP) criticou nesta quarta-feira (20) o general Walter Braga Netto (PL), que foi candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Segundo Janaina, a escolha de Braga Netto foi determinante para o resultado da eleição que favoreceu a Lula (PT). “Perdemos o Brasil por culpa de Braga Netto. Eu não suporto este homem. Se Bolsonaro tivesse chamado Tereza Cristina para vice, não estaríamos nesta situação”, afirmou a jurista em seu perfil no Instagram.
Janaina também se manifestou sobre a Operação Contragolpe, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes do STF, que investiga supostos planos para assassinar Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e o próprio Moraes. Ela classificou as acusações como frágeis e ressaltou a necessidade de uma análise mais criteriosa. “Para ter tentativa, é preciso ter início da execução! […] Nada evidencia a participação do general na tal trama”, disse. A vereadora ainda pediu que os documentos sob sigilo sejam divulgados para garantir o que chamou de “resgate histórico” do Brasil.
Especialistas e críticos apontam inconsistências no caso, que vem sendo tratado com destaque pelo STF, mesmo sem indícios de prerrogativa de foro dos investigados. Questionamentos sobre excessos no processo têm ganhado força, com Janaina acusando a imprensa de sensacionalismo ao relatar o caso. “Os líderes mundiais [no G20] não devem estar entendendo nada”, ironizou a vereadora, reforçando a necessidade de que os fatos sejam apurados sem exageros ou interferências políticas.