O governo de Israel autorizou que o Brasil realize a operação de resgate de brasileiros que estão no país. A informação foi divulgada pelo Ministério de Relações Exteriores. O primeiro voo deve chegar ao Brasil nesta quarta-feira (10). Segundo a Força Aérea Brasileira, a aeronave KC-30, com capacidade para cerca de 210 passageiros, pousou no Aeroporto Ben-Gurion às 15h41 no horário local.
Os interessados preencheram um formulário online disponível no site da embaixada. De acordo com a Pasta, 1.700 brasileiros devem retornar ao país, a maioria estava hospedada em Tel Aviv e Jerusalém. Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, o Itamaraty registrou três brasileiros desaparecidos na região. Dois deles tiveram as mortes confirmadas nesta terça-feira (10).
A estimativa é que 14 mil brasileiros vivam em Israel e 6 mil na Palestina, a maioria fora da área afetada pelos ataques. O governo brasileiro reservou seis aeronaves da FAB para a repatriação. A prioridade, segundo o Ministério das Relações Exteriores, será dada a cidadãos que moram no Brasil e não tinham passagem comprada para voltar de Israel.