O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, disse que o governo espera que o Congresso aprove uma proposição para tratar de fake News, em 2024. Ele destacou que não vê este como um projeto de interesse apenas do governo, mas da sociedade como um todo.
“Entendo que é uma matéria necessária, que o Brasil deve se debruçar sobre ela. E esperamos que, sim, em 2024, o Congresso possa aprovar uma redação e dar uma resposta a um clamor da sociedade sobre este tema”, afirmou Pimenta em entrevista à CNN nesta terça-feira, 26.
Em abril deste ano, o PL das Fake News foi rejeitado pela Câmara por insuficiência de votos. Mesmo assim, o relator do PL, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), acredita que, com ajustes, a proposta pode avançar e ser aprovada pelo plenário da Câmara. A pressão da ala governista para aprovação do projeto continua. Entretanto, com eleições à vista, alguns políticos já manifestam o temor em defender o assunto e acabar perdendo votos, por se tratar de um tema polêmico, que recebe muitas críticas da sociedade.