O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Cultura familiar, Paulo Teixeira, afirmou nesta quinta-feira, 20, em entrevista ao Canal CNN, que o Governo prepara um amplo programa de reforma agrária no país para este semestre. Ele destacou que o Brasil tem, hoje, 54 mil famílias morando em acampamentos, segundo o Cadastro Único do governo federal e que é importante uma reforma agrária, conforme está previsto em Lei.
Conforme o ministro, o programa será estruturado em quatro pilares: terra, crédito, regularização dos assentados irregulares e assistência técnica.
Um quinto possível pilar é o financiamento para famílias que queiram comprar terras. Ele afirmou que o governo já possui terras e crédito em estoque suficiente para realizar o programa até o final do ano e a estratégia é de arrecadação de terras daquele grande devedor da União, que não paga e tem uma terra improdutiva, e que porventura o Governo possa adjudicar essa terra”, explica.
O Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que também falou nessa semana à emissora, reiterou sobre a proposta de Lula em promover uma reforma agrária no país.
(fonte: CNN)