Governo Milei busca status oficial de parceiro global da OTAN

Redação 011
2 Min
Milei ataca feminismo, agenda 2030 e socialismo em Davos
foto: World Economic Forum / Benedikt von Loebell

O Ministro da Defesa da Argentina, Luis Petri, entregou formalmente um pedido na quinta-feira à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para que a Argentina se junte como parceira global.

Se aprovada com sucesso por todos os 32 estados membros, a Argentina se tornaria a segunda parceira global da OTAN na América do Sul, depois da Colômbia.

O status de parceira global permitiria à Argentina acesso aos programas de cooperação da OTAN, mas não lhe conferiria status de membro pleno, já que o Artigo 10 da carta da OTAN restringe a elegibilidade do status de membro pleno apenas a nações europeias. As parceiras globais não precisam cumprir as disposições do Artigo 5, que estabelece que um ataque a um país da OTAN deve ser tratado como um ataque contra todos, já que tais disposições se aplicam apenas aos membros plenos da aliança.

- Publicidade -

“A Argentina desempenha um papel importante na América Latina, e saúdo o pedido de hoje para explorar a possibilidade de se tornar parceira da OTAN”, disse o Secretário-Geral Adjunto da OTAN, Mircea Geoană. “A OTAN trabalha com uma variedade de países ao redor do mundo para promover a paz e a estabilidade. Uma cooperação política e prática mais estreita poderia nos beneficiar a ambos”.

O ministro da defesa argentino continuou explicando que o status de parceira global da OTAN proporcionaria à Argentina benefícios como treinamento ideal para suas forças armadas, acesso a equipamentos e informações, apoio em defesa cibernética e “cooperação para um diálogo estratégico de alto nível sobre eventos mundiais e as prioridades de uma Argentina integrada às democracias liberais do mundo”.

Ao assumir o cargo, o presidente libertário Javier Milei prometeu reorientar a política externa da Argentina, tornando os Estados Unidos e Israel seus principais aliados.

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.