Governo Lula é reprovado por 88% dos agentes financeiros, aponta Genial/Quaest

Redação 011
2 Min
Governo Lula apoia decisões de Moraes para conter desinformação em redes sociais
foto: Rosinei Coutinho/STF

Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (19), revelou que 88% dos agentes do mercado financeiro consideram o governo Lula (PT) negativo, enquanto apenas 4% o avaliam positivamente. O levantamento, realizado com gestores, economistas e analistas de fundos de investimento de São Paulo e Rio de Janeiro, também mostrou que a política econômica é desaprovada por 93% dos entrevistados. Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, “a política econômica do país está indo na direção errada”.

O levantamento, que ouviu representantes de 106 fundos de investimento no Brasil entre os dias 12 e 17 de março em São Paulo e Rio de Janeiro, apontou ainda um enfraquecimento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), cuja avaliação negativa subiu para 58%, enquanto apenas 10% dos entrevistados veem seu trabalho como positivo. A maioria (85%) acredita que Haddad perdeu força desde que assumiu o cargo. Por outro lado, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, recebeu uma avaliação mais favorável, sendo visto como positivo por 45% dos entrevistados. Ainda assim, 58% afirmam que é cedo para determinar se ele atuará com independência técnica ou alinhado ao governo.

O pessimismo do mercado se estende às perspectivas econômicas do país, com 83% dos entrevistados acreditando em uma piora nos próximos 12 meses e 60% temendo uma recessão no segundo semestre de 2025. Além disso, 82% projetam que a inflação deste ano será maior do que a de 2024. No cenário político, aumentou de 39% para 58% a parcela dos que acreditam que o governo terá dificuldades para aprovar sua agenda no Congresso, com maior probabilidade de avançarem propostas de gastos do que medidas de compensação fiscal.

- Publicidade -

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.