Lula da Silva (PT) tomou uma decisão quanto à operação de resgate de brasileiros no Líbano, que enfrentam o agravamento da crise no país devido ao conflito entre Israel e o Hezbollah. Lula se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, neste domingo (29), no México, onde participam da posse da nova presidente socialista, Cláudia Sheinbaum.
Mauro Vieira, que esteve em Nova York para as últimas reuniões da Assembleia Geral da ONU, relatou a Lula as conversas que teve com autoridades do Oriente Médio e a necessidade de uma possível evacuação. Entre as opções avaliadas estão rotas pela Síria, Jordânia ou Chipre, mas a operação é considerada complexa devido ao número de brasileiros na região – cerca de 21 mil. No sábado (28), Vieira já havia se encontrado com o chanceler do Líbano, Abdallah Bou Habib, para planejar saídas caso o cenário piore.
Famílias brasileiras no Líbano relatam dificuldades para sair por conta própria, conforme sugerido pelo governo. Alguns voos foram cancelados e há relatos de escassez de alimentos e água em algumas áreas. “A maioria dos brasileiros quer ir embora, está em risco”, afirmou Cláudia Martins, brasileira de 41 anos que falou à CNN.