O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou em uma entrevista sobre as próximas eleições presidenciais de 2026. O então candidato derrotado por Jair Bolsonaro em 2018 disse que Lula será novamente o nome do PT para a disputa. De acordo com o ministro, há praticamente uma certeza dentro do partido para que o petista dispute o quarto mandato – mesmo após o atual presidente ter dito na última campanha que não faria isso.
“Acredito que existe consenso dentro do PT e da base aliada sobre a candidatura do presidente Lula em 2026. Na minha opinião, é uma coisa que está bem pacificada. Não se discute”, afirmou.
Mas parece que as palavras de Haddad não foram bem recebidas por Gleisi Hoffmann, a ‘esquecida’ presidente da legenda. Ela criticou o petista por antecipar a discussão sobre a possível candidatura à reeleição de Lula e defendeu um debate interno sobre o tema.
“Acho extemporânea a discussão sobre a sucessão do presidente Lula. Nós precisamos fazer com que tudo dê certo porque é isso que vai garantir a sucessão, inclusive a reeleição de Lula na próxima eleição”, disse.
A troca de farpas pode estar ocorrendo devido aos bastidores, Gleisi e Haddad já estariam disputando quem será a próxima liderança do PT em um eventual pós-Lula.
Ao menos nas urnas, é difícil prever quem teria alguma chance de sucesso entre esses dois nomes.