Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3) pela Genial Investimentos e realizada pela Quaest aponta que a grande maioria dos brasileiros é contrária à candidatura de Lula da Silva (PT) à reeleição em 2026. De acordo com o levantamento, 62% dos entrevistados se mostraram contra a ideia, enquanto apenas 35% manifestaram apoio à possibilidade de um novo mandato. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março com 2.004 pessoas, e a margem de erro é de dois pontos percentuais.
Além disso, o estudo revelou que Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, empatam no segundo turno dentro da margem de erro. Lula aparece com 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro alcança 40%. A pesquisa também mostrou cenários de disputa entre Lula e outros nomes da direita, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), ambos com desempenhos próximos ao do líder petista, mas ainda distantes dele.
Outro dado relevante da pesquisa foi sobre a rejeição dos dois principais nomes da política atual. Lula tem 55% de rejeição, enquanto Bolsonaro possui índice semelhante, com 55%. Esses números indicam uma rejeição crescente ao governo atual e uma continuidade da polarização política no país. Para Tarcísio de Freitas, caso Bolsonaro não seja candidato, ele aparece com 15% das intenções de voto, um desempenho expressivo entre os nomes da direita.