O político Francisco Dornelles morreu nesta quarta-feira(23) aos 88 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde estava internado desde maio.
Com extensa carreira na vida pública, Francisco Dornelles foi secretário particular do ex-presidente Tancredo Neves e exerceu uma série de cargos públicos durante o governo militar. Foi secretário da Receita Federal, em 1979 e eleito deputado federal cinco vezes, entre os anos de 1987 e 2003. Foi ministro da Fazenda, em 1985, no primeiro governo civil, depois de mais de 20 anos de ditadura.
Dornelles fez parte da Assembleia Nacional Constituinte e colaborou na aprovação da Constituição Federal de 1988. Depois, assumiu o Ministério da Indústria, Comércio e do Turismo, e foi também ministro do Trabalho e Emprego no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Em 2006, foi eleito senador pelo Rio de Janeiro. Em 2016, como vice-governador do estado, assumiu o governo interinamente por causa do afastamento do então governador Luiz Fernando Pezão, que sofria problemas de saúde. Dornelles foi o primeiro governador a decretar estado de calamidade pública na área financeira do Rio. No ano de 2018, ele assumiu novamente o governo fluminense quando o governador Luiz Fernando Pezão foi preso numa das fases da Lava Jato.
Francisco Dornelles era o presidente de honra do Partido Progressistas. A causa da morte ainda não foi divulgada.