O senador Flávio Bolsonaro declarou que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, pode considerar a possibilidade de apelar a tribunais internacionais, como o Tribunal de Direitos Humanos da ONU, caso enfrente acusações de tentativa de golpe. Ele descreveu essa alternativa como um caminho razoável, ressaltando que Jair se sente perseguido pelo sistema judiciário brasileiro e sem opções viáveis no país.
“Existem diversos precedentes de pessoas que até revertem sua situação jurídica no país quando se constata a ilegalidade e quem julga é um juiz que está impedido de julgar essas causas. Em nenhuma democracia séria do mundo isso estaria sendo tolerado. Quando a perseguição vem de uma pessoa que já está na instância máxima do Judiciário e você não tem a quem recorrer, não resta outra alternativa”, afirmou o parlamentar.
Recentemente, a Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro, juntamente com os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno, além de mais 34 indivíduos, por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado, à tentativa de abolição do Estado democrático de direito e à formação de organização criminosa.
O relatório sobre essas investigações foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, que agora deve decidir sobre o recebimento da denúncia.