O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) expôs publicamente uma postagem antiga de Lula, na qual o petista citou os incêndios no Pantanal.
“Por que nossas Forças Armadas não estão com um grande contingente no Pantanal e na Amazônia para tentar combater os incêndios? Eles desmontaram TODOS os mecanismos de prevenção a incêndios. Esse ministro do Meio Ambiente é um cidadão sem caráter e sem respeito pela natureza”, questionou Lula em setembro de 2020, durante o Governo do então presidente Jair Bolsonaro.
Em resposta, o parlamentar rebateu a mesma cobrança do atual presidente, que parece não adotar a mesma postura questionada no passado: “Isso aí, Lula. Dá esporro na sua equipe, mesmo! Um absurdo o Pantanal lambendo em chamas e seu Governo, nada”, escreveu Flávio.
O Pantanal registrou o maior número de focos de incêndio para o mês de junho desde 1998, quando o índice começou a ser contabilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
O levantamento mais recente sobre o bioma mostra que, de 1º de janeiro a 23 de junho, foram detectados 3.262 focos de queimadas – um aumento de mais de 22 vezes em relação ao mesmo período no ano passado.