O Exército de Israel anunciou nesta sexta-feira (24) a recuperação dos corpos de três reféns sequestrados pelo Hamas em outubro de 2023, incluindo o brasileiro Michel Nisembaum, de 59 anos.
Os corpos foram encontrados durante uma operação em Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza, realizada pelo Exército e serviços secretos de Israel. As outras vítimas foram identificadas como Orión Hernández Radoux, de 30 anos, e Hanan Yablonka, de 42 anos.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no contexto dos reféns mortos, afirmou em um comunicado à imprensa, nesta sexta-feira (24), que “ao lado do povo israelense, minha mulher Sara e eu inclinamos a cabeça com profunda dor e abraçamos as famílias em luto neste momento difícil”.
Michel Nisembaum, com cidadania brasileira e israelense, estava desaparecido desde o ataque do Hamas em 7 de outubro. A Embaixada de Israel no Brasil expressou pesar pela morte em comunicado oficial.
O Itamaraty também manifestou condolências e condenou os atos terroristas do Hamas, pedindo a libertação imediata de todos os reféns e o fim das hostilidades em Gaza.
O Hamas lançou um ataque surpresa contra Israel em outubro, resultando em aproximadamente 1.200 mortes e sequestros de centenas de pessoas. Em resposta, Israel tem bombardeado a Faixa de Gaza, resultando em mais de 35 mil mortos e cerca de 80 mil feridos em sete meses, segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza.