O deputado federal André Janones (Avante-MG) destinou R$ 58,4 milhões de recursos federais à Prefeitura de Ituiutaba (MG), governada pela ex-namorada dele Leandra Guedes. Esse valor equivale a 76,1% de todas as emendas indicadas pelo parlamentar nos últimos quatro anos. Janones e Leandra são investigados por um suposto esquema de ‘rachadinha’ no gabinete do deputado em Brasília. A prefeita era assessora dele na Câmara. Outros dois ex-assessores acusam Janones de cobrar a devolução de parte dos salários para cobrir despesas pessoais do investigado. Leandra seria a operadora do esquema.
Um parlamentar pode destinar emendas para qualquer município. Mas a Constituição determina que o orçamento sirva para reduzir e combater as desigualdades. Ituiutaba, de apenas 102 mil habitantes e localizada no oeste de Minas, é a cidade natal de Janones – ele é um apoiador ferrenho de Lula no Congresso. O escândalo veio a tona após a divulgação de um áudio comprometedor no qual o deputado diz a assessores que devem ajudá-lo a recuperar o seu patrimônio.
Nesse momento, Janones e a Leandra negam as acusações. Mas o deputado não respondeu o motivo de tanto priorizar a prefeitura de sua ex-namorada na distribuição de recursos. Já a Prefeitura de Ituiutaba explicou que as emendas enviadas por Janones foram “destinadas à realização de vários investimentos pelo Poder Executivo, que incluem reformas já concluídas e em andamento em cinco praças públicas, campo de futebol, ginásio poliesportivo, unidade de saúde animal, custeio e ampliação dos serviços de saúde oferecidos via SUS, entre outros”, diz a nota.