O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, provocou revolta nas redes sociais e até mesmo uma nota de repúdio. Na gravação, ele aparece em uma piscina, de óculos escuros e bastante descontraído.
“Eu tenho três dicas pra você, mas três dicas que puxei pela memória. Filmes que me emocionaram muito ao longo da minha vida”, disse Cabral, ao mencionar Blade Runner (1982), Cinema Paradiso (1988) e Eles Não Usam Black Tie (1981).
A ONG Transparência Internacional Brasil reproduziu a publicação e a descreveu como um símbolo da impunidade brasileira para o mundo.
“Os crimes de Sergio Cabral causaram mortes, imenso sofrimento humano, atraso e pobreza. Foram 101 milhões de dólares recuperados em contas no exterior, quase um bilhão de reais do Rio de Janeiro desviados para seu bolso”, afirmou a ONG.
Cabral, agora blogueiro, ficou seis anos preso preventivamente enquanto respondia a 37 ações penais, 35 delas relacionadas aos desdobramentos da Operação Lava Jato. As penas somadas ultrapassam 400 anos de prisão ao apoiador de Lula.