A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) ‘revirou os olhos’ ao comentar o impacto do show de Lady Gaga sobre o ato do Dia do Trabalhador em São Paulo, realizado nesta quinta-feira (1º). Em entrevista à CNN Brasil, Hilton culpou o evento da cantora americana — marcado para sábado (3), no Rio de Janeiro — pelo esvaziamento da manifestação organizada por grupos de esquerda. “Infelizmente, a cidade de São Paulo está um pouco desfalcada por conta do show da Lady Gaga”, declarou, em tom de frustração, após notar a baixa adesão popular ao protesto na Avenida Paulista.
O evento, convocado pelo PSOL e apoiado por sindicatos, defendia pautas como o fim da escala 6×1 e a redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 36 horas. Erika Hilton, autora do projeto que propõe essa mudança, tentou mobilizar apoiadores pelas redes sociais, mas não conseguiu garantir grande presença de público. “Seguiremos nas ruas até que a proposta seja aprovada”, disse a parlamentar, que também é relatora do projeto na Câmara. Ainda assim, a manifestação não alcançou a projeção esperada, gerando críticas e ironias de adversários políticos.
A ausência de Lula (PT) nos atos e a tentativa de justificar o esvaziamento com um evento musical ocorrido em outro estado foram interpretadas por opositores como sinais de desgaste político. O show de Lady Gaga, gratuito e com previsão de reunir mais de 1 milhão de pessoas na praia de Copacabana, foi usado como justificativa para a baixa presença em um ato com grande expectativa entre aliados do governo.