A mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo IBGE, revelou um aumento na taxa de desemprego no Brasil para 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro, representando um acréscimo de 0,3 ponto percentual em relação ao período anterior. Esse incremento resultou em um crescimento de 4,1% no número absoluto de desocupados, totalizando 8,5 milhões de pessoas sem ocupação.
No entanto, o panorama mostra uma realidade diferente em São Paulo, onde a taxa de desemprego foi de 7,5% em 2023, registrando a menor taxa em uma década. Esses dados, fornecidos pelo IBGE e divulgados pela Fundação Seade, evidenciam uma trajetória de queda no desemprego no estado, contrastando com a tendência nacional de aumento.
Para o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é fundamental estimular o setor privado e criar um ambiente favorável aos negócios para promover o desenvolvimento e a dignidade da população. Ele destaca a importância do equilíbrio entre políticas públicas e parcerias privadas para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, contrastando com o modelo econômico que implementado por Lula (PT) em nível federal, têm apresentado resultados negativos na geração de empregos.