O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não compareceu à cerimônia de posse do novo ministro de Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. O parlamentar foi a principal ausência no evento. Lira preferiu outro compromisso. Ele está em Alagoas, onde cumpre agenda de articulação para as eleições municipais no estado.
A nomeação contou com a presença de Lula, Alckmin e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também compareceram ao evento ao menos 7 ministros do Supremo Tribunal Federal, 4 do Superior Tribunal de Justiça e 14 ministros da Esplanada.
O novo ministro destacou que a Segurança Pública será o principal desafio de sua gestão: “Temos um desafio, que é uma preocupação do cidadão comum, que é o desafio com a segurança. A insegurança, a criminalidade, o crime organizado, que afeta não apenas as classes mais abastadas, mas afeta também hoje o cidadão mais simples e essa é uma pauta que precisa ser enfrentada”, afirmou.
Mas o descontentamento de Arthur Lira com o atual Governo se torna cada vez mais evidente. O congressista também não compareceu ao evento de 8 de janeiro, promovido pela atual administração, em Brasília.