A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quarta-feira (15), ao lado de Lula, em São Leopoldo–RS, o envio de 1,3 milhão de vacinas para o Rio Grande do Sul. Estas vacinas são parte das medidas emergenciais para combater a situação de calamidade causada pelas chuvas no estado. O Ministério da Saúde já havia enviado 200 mil doses de vacinas contra diversas doenças em 5 de maio.
“Serão destinadas 1,3 milhão de doses de vacinas para os problemas que vêm com a inundação, como hepatite, raiva, e também vacina para sarampo. Enfim, todas as vacinas necessárias estão nessa agenda”, afirmou a ministra.
A ministra atendeu a orientação de Lula para destinar R$ 63 milhões para ações emergenciais no estado. Estes recursos serão utilizados para apoiar a população afetada pelas enchentes. Ela declarou, ainda, que não faltam medicamentos nem vacinas no Rio Grande do Sul.
“Não estão faltando medicamentos. Na nossa relação com a secretaria estadual de Saúde, com as secretariais municipais, todo o trabalho que o ministério tem feito é nesse sentido”, declarou Nísia
Além das vacinas, estão sendo entregues kits com insumos de saúde para as famílias atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Estes kits visam garantir o acesso a itens essenciais durante esse período difícil.