Os deputados começam nesta quinta-feira (28) uma folga de nada menos que 12 dias e já emendando o feriado de Páscoa. Tudo foi combinado com antecedência com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Depois do expediente em uma semana curta, de apenas três dias, eles só terão a presença exigida em Brasília no dia 9 de abril.
A explicação para tanto é a seguinte: os congressistas acordaram que passarão em suas bases eleitorais a última semana da janela partidária, quando os vereadores podem trocar de legenda sem perder o mandato. Com isso, terão como articular as chapas locais para a corrida às prefeituras este ano.
Portanto, todos trabalharam em ritmo de esforço concentrado e, nos próximos dias, estarão focados nas eventuais mudanças de filiação. Essa tal ‘janela partidária’ começou no dia 7 de março e vai até 5 de abril. De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral, vereadores e deputados, que desejam concorrer a algum cargo nas eleições de 2024, têm até essa data para mudar de legenda sem o prejuízo de seus mandatos.