Deputados de oposição ao atual governo apresentaram uma notícia-crime contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) pela organização de um suposto esquema de “rachadinha” dentro do gabinete dele. A representação foi protocolada na Procuradoria-Geral da República e pede o encaminhamento do documento ao Ministério Público Federal para apurar a prática de improbidade administrativa.
Mais de 40 deputados assinaram o documento: “São denúncias gravíssimas e podem levar à inelegibilidade do parlamentar. Queremos uma investigação séria e célere para que o culpado seja devidamente responsabilizado”, afirmou o deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), que liderou a elaboração do texto.
A notícia-crime é o relato formal de um fato criminoso comunicado à autoridade competente. A manifestação dos parlamentares ocorreu após a divulgação de um áudio supostamente gravado por um ex-assessor de Janones. O material revela que o parlamentar organizou um esquema de “rachadinha”, em que parte do salário de servidores seria utilizada para pagar despesas de campanha.
Janones é um apoiador declarado de Lula e nega as acusações.