Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (22) revelou que 55% dos deputados federais acreditam que a política econômica do governo Lula (PT) está indo na direção errada, enquanto 40% consideram que está indo na direção certa. O levantamento ouviu 183 deputados entre os dias 29 de abril e 20 de maio, com uma margem de erro de 4,8 pontos percentuais. A percepção negativa se reflete também na avaliação geral do governo, com 42% dos parlamentares considerando a administração de Lula como negativa.
A pesquisa também destacou que 52% dos deputados federais acham que o Brasil está indo na direção errada, em contraste com 38% que acreditam estar na direção certa. Essa divisão se acentua conforme o alinhamento político: 93% dos deputados de oposição veem o país indo na direção errada, enquanto 81% dos governistas têm uma visão positiva. Os deputados independentes apresentam uma avaliação mais mista, com 55% vendo a direção do país de forma negativa.
Além disso, a relação do governo Lula com o Congresso recebeu avaliações distintas, sendo considerada negativa por 43% dos entrevistados, regular por 33% e positiva por apenas 22%. Paralelamente, a aprovação do trabalho de Lula pelo mercado financeiro permanece baixa, com apenas 6% de aprovação, de acordo com uma pesquisa realizada entre especialistas do mercado financeiro, na qual cerca de 71% dos analistas acreditam que a direção econômica do governo está equivocada, conforme a pesquisa realizada entre 14 e 19 de março com 101 fundos de investimento.