O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) encaminhou um requerimento à Procuradoria Geral da República no qual solicita o envio de todos os discos rígidos das câmeras de vigilância da sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no dia 08 de janeiro.
O objetivo é dar acesso à sociedade das imagens registradas naquele dia, a fim de que cada cidadão avalie se o governo adotou todas as mediadas necessárias para conter ou não os atos na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
O ministério afirma que as imagens foram apagadas 15 dias após a depredação, por questões de contrato com a empresa responsável. Mas segundo o deputado, isso levanta suspeitas sobre a gestão dessas informações de interesse público. Para o parlamentar, ao não preservar as imagens em um local seguro, o ministro da Justiça, Flávio Dino, teria ignorado a importância delas para a segurança nacional.
Bibo Nunes afirmou também que a iniciativa busca evitar a possível prática de crimes de responsabilidade ou de crimes comuns, bem como assegurar que não estejam sendo protegidos terceiros envolvidos em atividades criminosas.