O Senador Eduardo Girão (Novo-CE) e o deputado federal Marcel Van Hatten (Novo-RS) lideram nesta sexta-feira, 21, uma delegação de parlamentares, entre deputados e senadores, que segue para a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, a fim de entregar um relatório ao Conselho de Direitos Humanos da organização. O dossiê de 40 páginas denuncia os abusos cometidos nas prisões dos suspeitos de participar dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no último 8/1.
Conforme disse o senador em sua rede social no twitter, os parlamentares irão denunciar ‘o desrespeito aos direitos humanos que segue em curso no Brasil com presos políticos, além de censura e perseguição a jornalistas, empresários, religiosos e parlamentares’.
Mais de 1500 pessoas foram presas nos atos de 8 de janeiro. Uma CPMI, Comissão Parlamentar Mista de Inquérito na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, foi instalada para encontrar os responsáveis pelos atos do dia 8. A subdefensora pública-geral, Emmanuela Saboya, declarou em reunião à Comissão de Segurança, que há superlotação de celas na unidade prisional para mulheres, além de graves problemas de alimentação e adoecimento mental e psíquico. “Digo de antemão que existe uma superlotação. Em celas para oito pessoas estão dezesseis, ou seja, metade dormindo no chão”, afirmou.