A CPMI do INSS aprovou 399 requerimentos para avançar nas investigações contra os responsáveis pela fraude contra aposentados e pensionistas. Um acordo entre a base aliada do governo federal e a oposição priorizou a quebra de sigilo de pessoas e empresas vinculadas a associações de aposentados, e também de sindicatos e entidades que podem estar envolvidos no crime.
Entre os requerimentos, foram aprovadas solicitações de relatórios de inteligência financeira ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). Também há pedidos de documentos e relatórios sobre visitas a instituições como Câmara dos Deputados, Palácio do Planalto, Receita Federal, Tribunal de Contas da União e Controladoria-Geral da União (CGU). Os parlamentares da CPMI aprovaram ainda requerimentos de informações sobre inquéritos policiais e processos judiciais relacionados a fraudes.
“Relatórios de inteligência já apontam uma movimentação financeira estratosférica e absolutamente incompatível com qualquer atividade lícita, registrando R$ 24,5 milhões em apenas cinco meses e repasses de associações suspeitas que superam a cifra de R$ 53,88 milhões”, argumentou o senador Izalci Lucas (PL-DF).
Fonte: Agência Senado.