CPI do MST apresenta projetos contra invasões de terra

Redação 011
2 Min
Relator sinaliza fim da CPI do MST
foto: Myke Sena/ Agência Câmara de Notícias

A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura os atos do Movimento de Trabalhadores Rurais sem Terra apresentou um pacote contendo sete projetos contra invasões de propriedade. A iniciativa da bancada ruralista ocorre em meio à indefinição sobre a votação do relatório final do deputado e relator Ricardo Salles (PL-SP), marcada para ocorrer nesta terça-feira (26).

Entre as propostas, há previsão de vedar a concessão de benefícios sociais, crédito agrícola ou nomeação para cargos públicos a quem participa de invasões criminosas, além de classificar como terrorismo os atos violentos contra propriedades públicas e privadas – tão comuns na história desse movimento. Outra medida autoriza a ação da polícia sem a necessidade de ordem judicial para a retomada de propriedades invadidas.

Esse ‘pacotão’ de medidas um tanto quanto necessárias em nosso país foi entregue ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) pelo presidente da CPI do MST, deputado federal Luciano Zucco (Republicanos-RS). Os projetos tem como principal finalidade evitar uma escalada de novas invasões, já ventiladas por líderes do movimento.

- Publicidade -

“Não tenho dúvidas de que isso vai acontecer. Cabe ao setor produtivo se manter mobilizado, apoiar e pressionar o Parlamento para que essas propostas sejam aprovadas em regime de urgência”, disse Zucco.

Na CPI do MST, o relator Ricardo Salles também propôs 11 indiciamentos, entre eles de José Rainha, que liderou por muitos anos o MST e agora encabeça a Frente Nacional de Luta, cuja proposta é a mesma de promover invasões com o uso de violência. Rainha inclusive foi preso, em março deste ano, acusado pela polícia de extorsão.

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.