O Projeto de Lei que anistia os presos do 8 de janeiro pode ser levado, ainda este ano, ao plenário da Câmara. Aliados do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), consideram que se trata de um tema sob a gestão do deputado alagoano e que, portanto, ele resolveria antes da eleição da Mesa. Neste entendimento, a proposta não deve ser repassada para o próximo presidente da Câmara, com eleição prevista para fevereiro de 2025.
Contudo, a possibilidade de Lira pautar pode vir acompanhada de ampla rejeição do plenário. A ideia seria resolver o assunto, independentemente de qual será o resultado da votação. Atualmente, o texto tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e deve ser votado na próxima semana.
A anistia aos presos do 8 de janeiro é uma pauta prioritária da oposição e o bloco vai tentar colocar a apreciação do texto como condição para apoiar um candidato na disputa da Câmara. Concorrem a sucessão de Lira os deputados Hugo Motta (Republicanos-PB), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Britto (PSD-BA).