O presidente da França, Emmanuel Macron, publicou mensagem em que deixa claro estar de acordo com a posição de Lula sobre as eleições na Venezuela.
“Apoiamos com o presidente @Lulaoficial a aspiração do povo venezuelano por eleições transparentes. Este requisito está no centro de qualquer democracia”, afirmou.
Ambos também conversaram por telefone. Segundo informações do Itamaraty, Macron elogiou o posicionamento conjunto sobre as eleições na Venezuela e o estímulo do governo brasileiro ao diálogo entre Nicolás Maduro e a oposição local. Ainda segundo a nota, Lula reforçou o compromisso com a busca de uma solução pacífica e que espeite a soberania do povo venezuelano.
A falta de transparência no pleito tem sido criticada dentro e fora da Venezuela. A oposição questiona o vencedor desde a proclamação dos resultados. Edmundo González Urrutia, principal opositor ao ditador Maduro, já se autoproclamou vitorioso.
“Obtivemos 67% dos votos, enquanto Nicolás Maduro obteve 30%. Essa é a expressão da vontade popular”, escreveu em carta aberta.