A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou uma moção de aplauso e louvor a Elon Musk, dono da rede social X. O ato, de acordo com os parlamentares, é por ele “enfrentar a censura política imposta pela Justiça brasileira” contra usuários da plataforma.
O requerimento foi apresentado pelo deputado Coronel Meira (PL-PE). Na justificativa, o congressista fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O deputado disse que Moraes faz ‘pressão para obter ilegalmente dados de usuários’ do X.
A moção foi aprovada em votação simbólica e ocorre em meio à crise entre a Justiça brasileira e o bilionário sul-africano. O empresário acusa Moraes de censura por determinar a desativação de perfis que disseminam notícias falsas em sua rede.
Mas a reação foi praticamente imediata. O ministro do STF incluiu Musk no inquérito que investiga a atuação de milícias digitais. Além disso, estabeleceu multa diária de R$ 10 mil para cada perfil do X que venha a ser reativado, descumprindo determinações da Justiça.
Nos bastidores, foi levantado um possível processo de impeachment contra Alexandre de Moraes. Mas para isso acontecer, é necessário que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), coloque o tema em pauta – algo praticamente impossível nesse momento.