Comando Vermelho cresce domínio no Rio e desafia milícias

Redação 011
2 Min
Restrições à atuação policial no Rio podem ter impactado aumento dos crimes
foto: Rafael Wallace/ Governo do Estado do Rio de Janeiro

O Comando Vermelho (CV) reassumiu o posto de grupo armado com maior controle territorial na região Metropolitana do Rio de Janeiro em 2023, segundo informações do Mapa Histórico dos Grupos Armados, elaborado pelo Instituto Fogo Cruzado e GENI-UFF. Com um aumento de 8,4% em relação ao ano anterior, a facção passou a dominar 51,9% das áreas sob influência de grupos criminosos, abrangendo um total de 242,21 km² sob seu comando. Esse crescimento foi especialmente notável na Baixada Fluminense e no Leste Metropolitano, onde o CV conquistou 85% das novas áreas.

Paralelamente, o estudo destacou que as milícias tiveram uma redução em seu domínio territorial, principalmente na Baixada Fluminense e na Capital, com uma queda de 19,3% no controle do território em 2023. Além disso, os dados do Mapa dos Grupos Armados apontam uma tendência preocupante: nos últimos 16 anos, a área do Grande Rio sob controle de grupos armados dobrou, apresentando um crescimento alarmante de 105,73%.

Criado em 1979 no presídio Cândido Mendes, na Ilha Grande (RJ), o Comando Vermelho surgiu da convivência entre presos comuns e militantes dos grupos armados que lutavam contra o regime militar. Ao longo dos anos, o CV expandiu suas atividades para além do tráfico de drogas, envolvendo-se em assaltos a bancos, carros-forte e sequestros, sendo conhecido por seu domínio no tráfico na cidade, representando cerca de 70% desse mercado.

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.