O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que uma eventual alta de juros não está no cenário base da instituição. Em entrevista na qual comentou o Relatório Trimestral de Inflação, disse que o BC está acompanhando o cenário e permanece vigilante.
“Sobre alta de juros, não é o nosso cenário base. Estamos acompanhando o cenário e seguimos vigilantes.”
Campos Neto comentou também o decreto do Governo, publicado no Diário Oficial da União, que instituiu a meta contínua de inflação. No regime de metas contínuas, o Planalto fixará uma meta que, na prática, será permanente.
“Não significa uma mudança na forma como a gente enxerga a política monetária. Não significa nem maior, nem menor suavização. É um processo que já vem há algum tempo. Internamente, no Banco Central, por exemplo, ele vinha sendo discutido desde a minha chegada. Existia um entendimento de que o ano fiscal não era a forma mais eficiente de auferir os resultados atingidos.”
O presidente da instituição aproveitou para negar que tenha sido convidado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para ocupar algum cargo público em uma eventual disputa à presidência.
“Não tive nenhuma conversa com o Tarcísio sobre ser ministro de nada. Não tenho pretensão de me candidatar a nada, nem de ser político”, finalizou.
Fonte: Agência Brasil