O Conselho de Ética da Câmara instaurou processo de cassação do deputado federal André Janones (Avante-MG). O parlamentar foi acusado por ex-assessores do próprio gabinete de comandar um esquema conhecido como ‘rachadinha’. Ele foi flagrado em uma gravação de áudio, na qual negociava o repasse de salário dos funcionários para pagar despesas pessoais. Não é possível identificar quem estava presente naquela reunião.
Esta é a primeira etapa da apuração contra Janones no Conselho de Ética. O presidente do colegiado, deputado Lomanto Leur Júnior (União-BA), ainda vai definir o relator para o caso. André Janones também é investigado pelo Supremo Tribunal Federal, sob a relatoria do ministro Luiz Fux – que também autorizou o depoimento do deputado em questão.
De acordo com os acusadores, o esquema teria sido adotado pelo parlamentar durante todo o primeiro mandato, entre 2019 e 2022. E supostamente teve a participação da ex-assessora e ex-namorada Leandra Guedes, na prefeitura de Ituiutaba (MG) – ela é a atual prefeita do município e foi eleita em 2020.
Janones e Leandra negam todas as acusações.