O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou um acordo com operadoras para suspender cancelamentos de planos de saúde. O parlamentar se reuniu com representantes de empresas como Bradesco Saúde, Amil e Unimed. O deputado Duarte Jr. (PSB-MA), que é relator do projeto da nova lei dos planos de saúde, também compareceu.
“Uma boa notícia para os beneficiários dos planos de Saúde: em reunião realizada agora há pouco com representantes do setor, acordamos que eles suspenderão os cancelamentos recentes relacionados a algumas doenças e transtornos”, escreveu Lira nas redes sociais.
Segundo o presidente da Casa, as empresas deverão apresentar suas demandas, de maneira detalhada, para mostrar a situação delas e quais motivos levam aos cancelamentos. Fontes garantem que o movimento de Arthur Lira acontece numa tentativa de impedir a criação de uma CPI que investigaria eventuais ilegalidades praticadas por planos de saúde, entre elas rescisões de contrato injustificadas e reajustes abusivos de contratos coletivos por adesão.
“Está proibido o cancelamento unilateral dos planos de saúde de todos os consumidores do Brasil, seja ele quem for, pessoas idosas, pessoas com deficiência. Aqueles que tiveram o cancelamento de forma unilateral nos últimos dias terão seus planos reativados”, disse, Duarte Jr. – o relator do projeto.