O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), destacou a tecnologia e a eficiência do sistema eleitoral brasileiro, classificando-o como referência mundial. Durante a abertura do 87º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), em São Paulo, ele elogiou a rapidez da apuração e a organização da Justiça Eleitoral. “O Brasil veio se tornando referência no que diz respeito em termos de velocidade de apuração, de tecnologia”, afirmou, ressaltando que outros países deveriam observar o modelo brasileiro.
A declaração ocorre poucos dias após a participação de Tarcísio em um evento no Rio de Janeiro ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), onde manifestantes pediram anistia para condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Apesar do alinhamento histórico com Bolsonaro, a fala do governador contrasta com a postura do ex-presidente e seus aliados, que frequentemente questionam a credibilidade das urnas eletrônicas. No evento em São Paulo, Tarcísio reforçou a necessidade de reconhecer o trabalho da Justiça Eleitoral na garantia da democracia brasileira.
O encontro também contou com a participação do presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, que reafirmou a ‘eficiência’ do sistema eleitoral do país. Segundo ele, o evento serviu para promover a troca de experiências entre os tribunais regionais e fortalecer a cooperação para aprimorar a Justiça Eleitoral. “Temos a missão de aprofundar a colaboração entre os Tribunais Eleitorais de todo o Brasil e assegurar que o sistema eleitoral brasileiro continue a ser um dos mais respeitados e eficientes do mundo”, declarou.