O respaldo de Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) na corrida pela prefeitura de São Paulo ganhou destaque, evidenciando a dinâmica política em jogo. Bolsonaro, em um vídeo nas redes sociais, proclamou “Salles prefeito”, ressaltando a possibilidade de recompensar o ex-ministro do Meio Ambiente por seu desempenho notável na pasta. Salles, que está em processo de desligamento do PL e busca filiação no PRD, partido resultante da fusão entre PTB e Patriota, atrai a atenção do bolsonarismo.
No entanto, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em entrevista à Folha de S.Paulo, indicou um descompasso ao afirmar que ainda não dialogou com Bolsonaro sobre o apoio a Salles. A incerteza permeia a posição do partido, que inicialmente sinalizava apoiar a reeleição de Ricardo Nunes. Valdemar ressalta que Bolsonaro não confirmou seu apoio e menciona a inclinação do PL a favor de Nunes.
A situação de Salles no PRD destaca a busca por uma plataforma política alinhada ao bolsonarismo, mas também evidencia divergências e indecisões no espectro da direita. Enquanto Bolsonaro elogia o trabalho de Salles como ministro, sinalizando apoio para concorrer à maior prefeitura do país, há outro bloco alinhado com o atual prefeito do ‘centrão’, que busca alianças, como com a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (Solidariedade).