O deputado Helio Lopes (PL-RJ) saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar afirmou que o atual líder político da Direita nunca deixou faltar vacina aos brasileiros: “Bolsonaro era chamado de negacionista (…). Agora, o dito governo do amor, se vacinam no particular e deixam o povo sem nada”, postou Lopes na rede X.
A postagem do deputado se refere a Lula, de 78 anos, que tomou vacina da dengue em 5 de fevereiro, 4 dias antes do início da campanha do SUS. O Palácio do Planalto afirma que a dose foi fornecida pela rede privada, mas se recusa a informar o modelo e custo da vacina, além do nome do laboratório.
Essa não é a primeira vez que o petista recebe críticas por tomar a vacina da dengue. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) já afirmou que Lula se vacinou “escondido” contra a dengue.
Recentemente, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques próximos do vencimento. Os lotes com validade até 30 de junho e 31 de julho poderão ser aplicados, preferencialmente, em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Antes, estava limitado somente aos jovens entre 10 e 14 anos.