O Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, anunciou um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros, que passa a ficar entre 4,5% a 4,75% ao ano. É a segunda redução consecutiva da autoridade monetária após quatro anos sem recuo da taxa, confirmando o que já era esperado pelo mercado financeiro.
A decisão ocorre após a vitória de Donald Trump na eleição presidencial. A política monetária dos EUA segue o que vem sendo feito nas principais economias do mundo. Horas antes, o Banco da Inglaterra também anunciou redução de 0,25 ponto percentual nos juros, que passou a 4,75%. Em 17 de outubro, Banco Central Europeu, responsável pelo bloco da União Europeia, reduziu a taxa para 3,25%, em seu terceiro corte seguido.
Apesar disso, o Brasil segue na direção contrária devido a gastança sem freios do atual Governo Lula. Por esse motivo, e como forma de proteger a nossa economia da inflação, o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil subiu a taxa Selic para 11,25% nesta semana. Foi a segunda alta seguida da Selic.