O Banco Central informou que o Pix Automático será disponibilizado somente em 16 de junho do próximo ano. Antes, a previsão era de que essa modalidade seria lançada em outubro de 2024.
“Para o usuário pagador, o Pix Automático trará ainda mais comodidade, oferecendo uma alternativa de pagamento recorrente sem fricções. Para o usuário recebedor, o Pix Automático tem o potencial de aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência”, disse em nota a autoridade monetária.
Segundo o BC, a novidade vai permitir ao serviço débitos periódicos automáticos, sem a necessidade de autenticação em cada transação. Com isso, será possível programar pagamentos de escolas, faculdades, academias, condomínios, planos de saúde, serviços de streaming, entre outros.
O banco determinou ainda que a iniciação de transações Pix, por meio de dispositivo de acesso não cadastrado, poderá seguir somente para transações até R$ 200, desde que o limite diário não ultrapasse R$ 1.000. Para transações fora destes limites, o dispositivo de acesso deverá ter sido previamente cadastrado.
Essa última exigência se aplica apenas para aparelhos que nunca tenham sido utilizados para iniciar uma transação via Pix.