As forças armadas dos Estados Unidos deslocaram mísseis Patriot para lançadores móveis na base aérea de Al-Udeid, no Catar, a maior instalação militar americana no Oriente Médio. A medida, registrada em imagens de satélite analisadas no início de fevereiro, coloca o arsenal a poucos quilômetros do Irã e amplia a capacidade de resposta imediata em caso de ataque. O regime persa já sinalizou que pode retaliar caso haja ofensiva contra seu território.
O reposicionamento dos sistemas de defesa ocorreu em meio ao aumento das tensões desde janeiro, quando Washington intensificou a presença militar na região. Analistas apontam que aeronaves e equipamentos adicionais foram enviados para Al-Udeid, reforçando a estratégia de mobilidade dos Patriots, que podem ser deslocados rapidamente para ataque ou defesa. A movimentação coincide com declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que voltou a ameaçar o Irã por causa de seu programa nuclear e de mísseis balísticos.
O líder norte-americano afirmou nesta terça-feira (10) que pode enviar mais um porta-aviões ao Oriente Médio e adotar medidas “muito duras” caso as negociações com Teerã fracassem. A Guarda Revolucionária iraniana respondeu dizendo que retaliará contra qualquer base americana na região se houver ataque ao território persa. O Irã mantém estoques de mísseis reabastecidos após conflitos recentes e possui complexos subterrâneos próximos a Teerã e ao Golfo, além de ter deslocado o porta-drones naval IRIS Shahid Bagheri para áreas estratégicas.









