Lula da Silva (PT) expressou na última quinta-feira (7) sua intenção de ampliar os gastos do governo, apesar do enorme déficit registrado em 2023. Durante um evento no Palácio do Planalto, Lula destacou o aumento da arrecadação e a necessidade de utilizar esses recursos em benefício da população, sugerindo uma possível discussão com o Congresso para revisão do limite de gastos públicos estabelecido pela legislação atual.
Vocês estão percebendo que a arrecadação está aumentando além daquilo que muita gente esperava. Lógico que nós temos um limite de gastos, que quando a gente tiver mais dinheiro a gente vai ter que discutir com a Câmara e o Senado esse limite de gastos e vamos ver como é que a gente pode utilizar mais dinheiro para fazer mais benefício para o povo”, disse o petista.
Apesar das diretrizes do novo marco fiscal, que limita o crescimento das despesas públicas a um aumento mínimo, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2024 prevê um crescimento de 1,7% nas despesas federais, bem acima do estipulado. Este aumento proposto contrasta com a realidade financeira do governo, que encerrou o ano de 2023 com um déficit primário de R$ 230,54 bilhões, o segundo pior resultado desde 1997.