O Ministério da Saúde informou que vai exonerar o diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, Andrey Roosewelt Chagas Lemos. Em nota, a pasta afirmou que ele assumiu integralmente a responsabilidade pelo episódio ocorrido durante um evento promovido pelo ministério. Pelas imagens que viralizaram nas redes sociais, é possível ver o momento em que uma dançarina faz movimentos provocativos durante a apresentação.
Segundo o Ministério da Saúde, a dança ocorreu durante o intervalo do encontro, que contou com a apresentação de sete grupos artísticos. “Uma das apresentações surpreendeu pela coreografia inapropriada. O Ministério da Saúde lamenta pelo episódio isolado, que não reflete a política da Secretaria nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizado no encontro”, diz o texto. A apresentação causou a indignação entre os parlamentares.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que a situação retrata uma ideologia: “É um seminário de Atenção Primária do Ministério da Saúde!!! O Brasil real vê chocado tudo isso”, escreveu em uma rede social. O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) apresentou um requerimento para que a ministra Nísia Trindade preste esclarecimentos sobre o encontro. O documento pede à pasta que informe o custo total do evento.