A sonda IM-1, também conhecida como Odysseus ou “Odie”, realizou um pouso suave histórico na superfície lunar, superando desafios inesperados apenas horas antes do pouso.
Em uma transmissão ao vivo, o CEO da Intuitive Machines, Steve Altemus, anunciou: “Eu sei que isso foi de tirar o fôlego, mas estamos na superfície e estamos transmitindo. Bem-vindos à lua.”
Odysseus é a primeira espaçonave comercial a realizar um pouso suave na lua, bem como o primeiro veículo fabricado nos EUA a pousar na superfície lunar desde o fim do programa Apollo há mais de cinquenta anos. A NASA pretende explorar a lua usando sondas robóticas desenvolvidas por contratadas privadas antes de iniciar missões tripuladas mais tarde na década por meio do programa Artemis.
“Hoje, pela primeira vez em mais de meio século, os EUA voltaram à lua”, afirmou o administrador da NASA, Bill Nelson.
A missão IM-1 ocorre em meio a um renovado interesse global na exploração lunar. Após o término da corrida espacial entre EUA e União Soviética, China, Índia e Japão realizaram pousos lunares, com os dois últimos alcançando seus primeiros pousos nos últimos seis meses.
À medida que a NASA busca expandir sua presença lunar por meio de missões científicas robóticas e se preparar para pousos tripulados, iniciativas como as operações da Intuitive Machines sob o programa de Serviços de Carga Lunar Comercial (CLPS) poderiam desempenhar um papel crucial no aumento dos esforços lunares dos EUA.